quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A Pseudociese

A Pseudociese (pseudo - falsa gestação) é comum semanas após a cadela entrar no cio. Pode ocorrer em outras situações também, como durante e após algum tratamento e após a castração.
Nessa transformação, as alterações hormonais podem resultar mudanças comportamentais e até físicas. A cachorrinha pode apresentar aumento das glândulas mamárias, com ou sem produção de leite, lambeduras das mamas, aumento ou diminuição de peso, agressividade, preparação de um "ninho", proteção da área, escavação anormal, adoção de objetos ou filhotes de outros animais.

Dicas:
  • Respeite esse momento. Não retire objetos que ela adota nem desfaça o "ninho". Tente desviar sua atenção para atividades físicas por exemplo.
  • O aumento das mamas e a presença de leite podem ocorrer na pseudociese. Se a cadela porém estiver lambendo a região, é aconselhável o uso de um colar elisabetano. Atenção para o aparecimento de inflamações, caroços, irritações de pele ou sensibilidade na região.
  • Há teorias que essas alterações hormonais podem causar, além do período depressivo, outros problemas, como infecções e até tumores da mama. Se você não pretende cruzar sua cadelinha, converse com seu veterinário sobre a castração, principalmente se esse comportamento se repetir. Somente ele, conhece o histórico de seu animal, poderá optar pelo melhor tratamento.
  • Estima-se que os sintomas cessem em até 8 semanas
  • Homopatia e florais são sempre indicados

Luu... :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário