sábado, 14 de abril de 2012

Fases da Vida de um cão - Filhote

Infância: dando os primeiros passos

Adaptação


Este filhote está acostumado a viver com seus irmãos, portanto nas primeiras noites ele irá chorar. Se não quiser que o cão adulto durma na cama não deixe o filhote dormir, porque será impossivel explicar que, quando filhote pode, quando adulto não. No máximo, coloque-o para dormir em uma

caminha ao lado da sua e, durante a noite, se le chorar, não dê muita importância, se você coloca-lo na cama ou acaricia-lo de montão, ele vai pensar "faço birra e ganho carinho", no máximo deiche sua mão perto dele e faça um pouco de carinho. Encine as normas da casa desde cedo, pois o cão deverá se acostumar à sua rotina e faça com que todos na sua casa siguam as mesmas normas.


Alimentação


Ofereça alimento especifico para eles, cuja formulação leva em conta as suas necessidades das dos cães adultos. Já as porções de ração servidas dependem da marca escolida. Veja o post sobre a alimentação de um filhote (http://www.amorcaninos2.blogspot.com/2011/02/como-cuidar-de-seu-filhote.html)


Vacinação


É fundaamental a partir de 45-60 dias, a aplicação de 3 doses da vacina ócupla (V8) em intervalo de 21-30 diase uma dose da vacina antirrábica, que pode ser feita junto com a última V8 (aos 4 meses de idade). Existem outras 2 vacinas que também são necessárias: contra a giária e a tosse dos canis (gripe), ambas são aplicadas em 2 doses com intervalo de 21-30 dias entre uma aplicação e outra.

Após 1 ano da última dose das vacinas é indicado o reforço anual, a cada ano, para o resto da vida, pois doenças como cinomose, giárdia, e leptospirose podem se manifestar em cães adultos. Outro ponto importante dentro da vacinação é que elas devem ser feitas pelo médico veterinário, pois antes da aplicação, pois, antes da aplicação, um exame clínico se faz necessário para se ter certeza que o animal está apto, ou não, a receber a vacina.


Vermifugação


O uso de vermífugos deve ser iniciadodurante a fase de lactação e continua após o desmame. Normalmente, até os seis meses de vida do cão, as as vermifugaçõessão feitas a cada 30 dias. Após os 6 meses, o vermifugo deve ser administrado de 4 em 4 meses, ou de 6 em 6 meses, dependendo do contato do animal com a rua. Nunca considere uma verminose um problema banal que o animal possa conviver, pois os vermes afetam a resistência do organismo do cão, deixando-o debilitadoe podendo torna-se um problema mais sério posteriormente , pois podem causar várias doenças às pesssoas, ou seja, são considerados zoonoses. Crianças, principalmente, são muito susceptíveis ao contágio, pos levam a mão na boca com frequencia . Um cãozinho parasitado com vermes, além de poder desenvolver uma anemia severa, poderá não produzir anticorpos sulficientes após a vacinação, mesmo usando a melhor vacina do mercado. As parasitoses se não tratadas devidamente podem matar seu cão!


Banho


Trinta dias após a última vacina de seu filhote poderá tomar um banho completo. Se o banho for dado em casa, ele pode ser feito uma semana após a última vacina. Use agua morna , xampu para cães e evite a entrada de água nos ouvidos. Não é indicado usar xampu de crianças ou adultos! Faça uma mistura de água morna com uma pequena quantiedade de sabão neutro e limpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário