sexta-feira, 13 de maio de 2011

Comando Cumprimentar

Este é um dos exercicios preferidos dos treinadores, porém requer muita habilidade do adestrador, pois este não é um movimento natural do cão, ou seja, equilibrar-se em duas patas não é uma tarefa fácil para um quadrupede! Encinarei dois métodos para que você possa escolher o de sua preferência ou que se adapte melhor ao seu cão. O primento usa um estimolo de pestisco e vocal, enquanto o segundo é feito com um estimulo tatil em conjunto com a liberdade. O resultado final deste exercicio é o cão sentado sobre as duas patas de trás, ergundo o corpo e as patas da frente. Vamos lá?

Metodo 1

Com a mão espalmada, prenda um petisco com seu polegar e coloque o cão na posição de sentar, como já encinei em posts muitos (muitos mesmo) anteriores. Ao seu lado, posicione lentamente a sua mão acima de sua cabeça. Desta maneira, você perceberá que ao tentar pegar o petisco, o cão tomará a posição esperada que é: apoiado sobre suas duas patas traseiras com auxilio de seu outro braço, que auxiliará no equilibrio do cão. Libere o petisco imediatamente e, com uma entonação de voz agradável, elogie logo em seguida. Assim, ele entenderá o que você quer que faça. Para que este truque fique pronto serão preciosos alguns mesesde treino, pois se trata de uma posição que não é natural ao cão e que exige uma musculatura forte para faze-la. Depois que ele já tiver assimilado o comando e estiver indo sozinho para a posição de cumprimentar, vá aumentando a distância lentamente dando um passo para trás. Depois, aumente os passos gradativamente lembrando do compensa-lo na volta e ainda na posição de cumprimentar. Se caso ele sair da posição nesse intervalo de tempo, recomece novamente o exercicío. Lembre-se de colocar a voz de comando quando o cão estiver entendendo o que deve ser feito.

O que pode dar errado

A dificuldade está em encontrar o ponto de equilibrio do cão, pois com a movimentação da mão (em qualquer direção) ele perderá o equilibrio e cairá. Atente-se em achar, o mais breve possível este ponto de equílibrio. Caso o cão tenha cauda, ela deve ficar para o lado de fora e de maneira reta, com as patas traseiras no solo. outra dificuldade é a hora de se retirar o braço. Para que o cão não se apoie nele, tenha paciência até que ele entenda o ponto exato de equilíbrio e permaneça em pé sem o seu auxílio. Isto é fácil se o elogio vier com a compensação do petisco na hora exata do equilibrio adquirido.

Método 2

Este você iniciará o exercicio com o cão na posição de sentar, com a cauda para fora. Se posicione atrás dele com seus pés em forma de V para que sirva de apoio para o cão. Coloque sua mão em seu peito e faça carinho nele sem diser nada. Alguns cães já se levantam apenas com o carinho inicial, o que é ótimo! Outros dependem de uma leve pressão para cima com qa mão de quem o está acariciano. Assim, ele levantará as patas dianteiras. Assim, ele levanta´ra as patas adianteiras. Quando isto acontecer continue com as carícias e observe se as patas traseiras não estão tortas no chão ou de lado. Caso isto ocorra, recomece de forma correta. Se estiver tudo como previsto, libere-o imediatamente de forma verbal, dando o comando de passear com a tonalidade de voz alegre. Em seguida, mude o local para reiniciar o exercicío diversas vezes, mas não no mesmo dia. O momento de prosseguir e dar um passo adiante será quando você estiver posicionado atrás do cão e ele já estiver indo para posição desejada. Este momento deve avançar o exercicío. Neste momento, você passará a ficar oa lado de seu cão com p é esquerdo atrás delee repetirá a carícia em seu peito. Assim que o cão assumir a posição desejada, libere-o para o passeio. Gravativamente aumente o intervalo de tempo em que ele fica na posição cumprimentar. Caso o cão tenha alguma dificuldade na posição lateral, utilize o colar de elos, que estará em seu pescoço, para ajudar no equilíbrio. Com o fim desta fase você irá para o último passo que é aumentar a distância gradativamente á sua frente, recompensando-o sempre na volta com o carinho e a liberdade.

O que pode dar errado

Com o primeiro método o segredo está em achar o quilíbrio. Verifique se as patas traseiras estão bem posicionadas e se a cauda está para fora. Isto ajudará no equilíbrio do cão. Verifique se está elogiando nahora exata, ou seja, no momento em que ele está lhe oferecendo o comportamento esperando e, principalmente, se o treino estpá sendo prazeroso para ele. Bom treino!

Atenção!
Não faça este exercicio com a raça Basset e outros cães com tendência a problemas de coluna, nem com filhotes, pois ainda não possuem estrutura física adequada para o exercicío

Nenhum comentário:

Postar um comentário